Quinta-feira, 10 de julho de 2025
informe o texto

Notícias | Política

Senadores de Mato Grosso votam contra aumento de número de deputados, mas mudança é aprovada

Proposta aumenta o número de deputados federais para 10 e de deputados estaduais para 30

27/06/2025 | 07:21

Repórter MT

Senadores de Mato Grosso votam contra aumento de número de deputados, mas mudança é aprovada

Projeto foi aprovado no Senado com 41 votos

Foto: Reprodução

O Senado aprovou, com 41 votos, nessa quarta-feira (25), a proposta de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. Os senadores mato-grossenses Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (União) votaram contra a proposta. A senadora Margareth Buzetti (PSD) não compareceu à votação  porque estava em voo. O voto contrário dela foi registrado pela senadora Damares,  apenas pra constar, não sendo computado na prática. 

Na prática, o projeto aprovado muda a regra e simplesmente aumenta o número de parlamentares, sem afetar a representação dos estados que perderam habitantes.

Dessa maneira, Mato Grosso deve receber mais dois deputados federais. Automaticamente, o número de deputados estaduais na Assembleia Legislativa também aumenta em seis cadeiras.

Isso porque o número de deputados estaduais deve ser proporcional ao número de deputados federais.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso deve ter o maior impacto orçamentário, com um aumento de mais de R$ 22 milhões nas despesas anuais. Já o impacto com a criação de todas as cadeiras para deputados federais é orçado em R$ 95 milhões.

Como o texto foi aprovado pelo Senado com mudanças, o projeto retorna à Câmara dos Deputados, que é a casa revisora. Conforme o acordo com a Justiça, o projeto precisa ser sancionado até o dia 30 de junho.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Maria José Gomes Medeiros 27/06/2025 | 14:23

    Isso é um absurdo acho que já tem deputados demais. Tem que diminuir o salário desse povo, duvido se alguém vai querer ser deputado federal ou estadual se diminuir o salário.

 
Sitevip Internet