Será que o leite hidrata mais do que a água? Segundo posts que circulam nas redes sociais, sim. Para dizer isso, eles se baseiam em um estudo que analisou o índice de hidratação de 13 tipos de bebidas, entre elas o leite. O g1 leu a pesquisa, conversou com especialistas e já adiantamos: não é bem assim.
Antes de tudo, é importante dizer que o estudo existe, é sério e foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, em 2016 — mas só voltou a circular agora. O problema está na interpretação equivocada dos resultados.
🔎 Os pesquisadores buscavam criar um Índice de Hidratação das Bebidas (IHB), algo parecido com o índice glicêmico dos alimentos. A ideia era entender quanto uma bebida hidrata em comparação com a água para criar o índice. Ou seja, o foco não era dizer qual era melhor que a água.
Para isso, reuniram um grupo de pessoas que beberam um litro de 13 bebidas diferentes, como suco de laranja, cerveja, água, café, chá e leite (integral e desnatado). Eles perceberam que quem bebeu leite urinou menos.
🔎 Com isso, eles conseguiram criar parâmetros para o IHB das bebidas e observaram, entre os conjuntos de dados, que o leite pode ser uma opção de hidratação, mas “em situações em que o livre acesso a fluidos é limitado” – inclusive à água.
“A pesquisa tem limitações para dizer que o leite é a melhor bebida para se hidratar. Para dizer que o leite é melhor, a gente teria que avaliar o contexto nutricional. Imagina se todas as pessoas tomassem uma quantidade dessa de leite todos os dias? Estamos falando de muitas calorias, açúcar e gordura extra na dieta. Será mesmo a melhor opção?”, explica Bruno Gualano, especialista em nutrição e professor do Centro de Medicina do Estilo de Vida da USP.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/6/CZXg7zSC6Sla90ER8Fhg/leite.jpg)
O que diz a pesquisa e como foi feita?
O estudo tinha como objetivo estabelecer um índice de hidratação da bebida (IHB). Para isso, eles determinaram como parâmetro a produção de urina depois que as pessoas consumissem treze tipos de bebidas diferentes que são comuns no dia a dia.
São elas:
- água
- água com gás
- solução de reidratação oral
- leite desnatado
- leite integral
- suco de laranja
- refrigerante de cola
- refrigerante de cola diet
- bebidas esportivas
- chá preto quente
- chá preto gelado
- café preto quente
- cerveja
🔎 Foram escolhidas 72 pessoas que passaram por exames que identificaram bons níveis de hidratação. Elas passaram uma noite em jejum e depois beberam, de uma vez, um litro de cada uma das bebidas.
Depois, foram observadas por quatro horas e o xixi que fizeram foi coletado para análise. O que os pesquisadores perceberam é que as pessoas que tinham bebido leite integral e leite desnatado fizeram menos xixi.
Segundo o estudo, isso aconteceu porque o leite tem mais proteína, gordura e açúcar que as outras bebidas. Essas demoram mais para serem processadas pelo organismo e, por isso, tinham menos xixi.
No entanto, sobre esse ponto, que não era o objetivo final dos pesquisadores, há limitações:
❌ as pessoas não foram observadas por mais de quatro horas
❌ não foi analisado se elas continuaram hidratadas
❌ não foi feita uma análise em que as pessoas bebiam o leite ao longo do dia para entender se elas se mantinham hidratadas
❌ nem mesmo analisado os impactos do consumo de leite como fonte única de hidratação no equilíbrio nutricional, já que ele tem gordura e carboidrato.
❌ não observaram se pessoas desidratadas, depois de beber leite, ficavam hidratadas.
“O problema é de interpretação. Estão pegando uma parte e isolando das demais informações. Os voluntários não seguiram suas atividades do dia a dia para saber se o leite os manteve hidratados depois. E nem era esse o objetivo. O estudo aponta que o leite pode ser um recurso quando não há outra alternativa”, explica.
O especialista cita que em casos de esportistas, por exemplo, o leite ainda pode contar contra, porque causa da sensação de estufamento, justamente pela demora na digestão.
🚨 E Bruno alerta que, diferente do que sugerem os posts, não é saudável trocar leite por água como fonte de hidratação no dia a dia.
Mas, a final, água é o único líquido para se hidratar?
Pesquisas recentes mostram que a água é a principal, mas não a única forma de hidratação. Bebidas como café, chá e sucos também contam para a meta diária de ingestão de líquidos. Até porque, eles também têm concentração de água.
Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Mas não tem uma fórmula única para todo mundo: a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.
Dá para fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Com isso, por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 1,9 litro diariamente.
“O importante é que a pessoa tenha a quantidade ideal de líquido por dia. A água deve ser a principal fonte, mas outros líquidos podem se somar. O importante é olhar a qualidade nutricional do que se está consumindo, evitando industrializados, bebidas açucaradas, por exemplo”, explica Gualano.