Quinta-feira, 10 de julho de 2025
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Medicamento experimental promete perda de peso sem efeito no apetite e pode inaugurar nova classe de drogas antiobesidade

O chamado SANA atua diretamente nas células do tecido adiposo e não age no sistema nervoso central nem no sistema digestivo

27/06/2025 | 08:07

G1

Medicamento experimental promete perda de peso sem efeito no apetite e pode inaugurar nova classe de drogas antiobesidade

SANA pode inagurar nova classe de drogas contra obesidade

Foto: Reprodução

Um medicamento capaz de contribuir para a perda de peso sem afetar o apetite. Foi o que pesquisadores descobriram em um novo estudo publicado na revista científica "Nature Metabolism".

➡️Chamado de SANA (da sigla em inglês, salicylate-based nitroalkene), o medicamento experimental é um derivado do salicilato – composto orgânico que tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. É encontrado naturalmente em plantas e deu origem a medicamentos como a aspirina (ácido acetilsalicílico).

Diferentemente dos análogos ao GLP-1 (com a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, por exemplo), o medicamento não atua no sistema nervoso central ou digestivo e, assim, seria o primeiro de uma nova classe de drogas antiobesidade. (entenda mais abaixo)

O estudo mostrou que o fármaco é capaz de estimular as células do tecido adiposo (que armazena gordura no corpo) a gastar energia para produzir calor. Esse processo tem como principal consequência a perda de peso.

A pesquisa foi coordenada por Carlos Escande, pesquisador do Institut Pasteur de Montevideo (Uruguai), e teve colaboração de pesquisadores brasileiros da Unicamp, USP e UFRJ. A contribuição brasileira teve apoio da Fapesp.

William Festuccia, professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, explica que, no longo prazo, o peso corporal é determinado pelo balanço entre a ingestão calórica (quantidade de energia ingerida e absorvida no trato gastrointestinal) e o gasto calórico (energia gasta para manter o corpo funcionando).

E o SANA atua justamente no aumento do gasto de energia, sem alterar a ingestão calórica.

"Todos os medicamentos disponíveis para o tratamento da obesidade atuam inibindo a ingestão alimentar. Desta forma, o SANA surge como uma alternativa inédita de redução de peso corporal e adiposidade, por mecanismo que envolve aumento do gasto energético", destaca Festuccia, que colaborou com o estudo.
👉Os testes feitos com animais mostram que a substância seria capaz de:
  • Prevenir o acúmulo de gordura, mesmo em uma dieta rica em lipídeos;
  • Tratar quadros já estabelecidos de obesidade;
  • Combater disfunções metabólicas como a resistência à insulina.
Resultados da fase 1 do ensaio clínico também já indicaram que o composto é seguro e sugeriram efeitos positivos em humanos. Mas ainda são necessárias novas fases para testar a eficácia do medicamento no tratamento da obesidade.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet