Sábado, 15 de novembro de 2025
informe o texto

Notícias | Polêmicas

Indígena de MT critica Anitta após participação em ritual no Xingu

Ysani Kalapalo afirma que cantora não seguiu tradições durante o Quarup e citou "lacração"

21/08/2025 | 07:43

Folhapress

Indígena de MT critica Anitta após participação em ritual no Xingu

Foto: Reprodução

A visita de Anitta à aldeia Kuikuro, no Parque Indígena do Xingu (MT), para gravar um especial do Domingão com Huck, desencadeou polêmica nas redes sociais. Na ocasião, a cantora participou do Quarup, cerimônia fúnebre que presta homenagem ao já falecidos, mas foi criticada pela ativista indígena Ysani Kalapalo, que classificou sua presença como um "desrespeito" ao ritual.

Ysani é da aldeia Tehuhungu, no Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.

Em vídeo publicado em suas redes, a indígena afirmou que a artista não seguiu a tradição esperada durante a dança ritual. "Ela tinha que estar pintada com todo o corpo e também sem roupa nenhuma, apenas com adereços. O fato de estar de roupa dançando o Quarup já desrespeita o ritual", disse.

Ysani, com mais de 120 mil seguidores nas redes sociais e 800 mil no YouTube, também acusou Anitta de usar a causa indígena como autopromoção. "Sabemos muito bem que a Anitta não colabora praticamente nada com o progresso dos povos indígenas. A fala dela é só lacração. Quem defende realmente a natureza são os indígenas."
 
Em outro trecho de um vídeo, a ativista questiona o que chamou de "ideologias tortas" da cantora. "Tem umas ideologias muito tortas. Defende socialismo, mas vive vida capitalista, no luxo. É milionária. Ou seja: luxo para mim e pobreza para você. Um tipo de ser humano que não aprecio", afirma.

Anitta respondeu às críticas em publicação nas redes sociais, ressaltando que sua ida ao Xingu ocorreu a convite de lideranças indígenas e organizações ligadas à causa. "Vivenciei de perto o Quarup, ritual que celebra a memória e a trajetória daqueles que já fizeram a passagem. Além disso, tive a honra de conhecer o Cacique Raoni, esse homem que dedica anos da sua vida à defesa da floresta, à proteção dos territórios indígenas e ao futuro da humanidade", escreveu.

A artista também destacou o papel histórico dos povos originários na preservação das florestas brasileiras e chamou atenção para a necessidade de apoiá-los como guardiões da natureza.

Ysani Kalapalo é uma ativista indígena que acumula mais de 800 mil inscritos no YouTube e 120 mil seguidores nas redes sociais. Em 2019, discursou na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, a convite do então presidente Jair Bolsonaro. Ela também participou da segunda temporada do reality show A Grande Conquista, da Record.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet