Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
informe o texto

Notícias | Política

Pivetta vai ao PR conhecer transporte público e modal inovador

Vice-governador de MT e secretários de Fazenda e Infraestrutura estiveram com o governador Ratinho Jr.

15/10/2025 | 06:52

Redação

Pivetta vai ao PR conhecer transporte público e modal inovador

O vice-governador Otaviano Pivetta e o governador do PR Ratinho Jr.

Foto: Reprodução

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) esteve em Curitiba, capital do Paraná, nesta terça-feira (14), para conhecer novos sistemas de transporte público considerados inovadores. Um deles é o Bonde Urbano Digital (BUD), o primeiro da América do Sul. 

A comitiva do Estado, composta também pelos secretários Rogério Gallo (Fazenda) e Marcelo de Oliveira (Sinfra), foi recebida pelo governador do Estado Ratinho Jr. (PSD). 

Oficialmente, não foi informado se o Executivo de Mato Grosso está estudando a implementação do modal para cidades do Estado.  

O Bonde Urbano Digital utiliza tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, desenvolvida pela empresa CRRC Nanjing Puzhen, e combina inovação, sofisticação, sustentabilidade e baixo custo operacional. 

O novo modal deve ser implantado, oficialmente, em novembro na capital paranaense.

“Estamos em processo de montagem do veículo e isso tem despertado a curiosidade de diversos Estados e cidades”, disse o governador Ratinho Jr. 

Diferentemente do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), movido sobre trilhos, ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD opera sobre o asfalto com pneus de borracha e é guiado por um sistema de “trilhos virtuais”. 

Esses “trilhos” têm marcações digitais e sensores de alta precisão que definem o caminho a ser seguido. Essa tecnologia emprega recursos como detecção ferroviária, controle coordenado de eixo e rastreamento automático, garantindo segurança e precisão mesmo sob chuva, vibrações ou desgaste da pista. 

Em Curitiba, o veículo possui 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar 70 km/h.  

A linha inicial aplicada no modal paranaense terá cerca de 13 quilômetros, em um trajeto atualmente utilizado por cerca de 10 mil pessoas por dia.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet