Sábado, 7 de fevereiro de 2026
informe o texto

Notícias | Cidades

Fazendeiro de Bom Jesus do Araguaia confessa que invadiu e desmatou assentamento da União para criar gado

Em sede policial, Aguinel confessou a ocupação e alegou que as terras "não pertenciam a ninguém" e que outras pessoas, incluindo políticos locais, também ocupavam a área

30/01/2026 | 08:39

Olhar Direto

Fazendeiro de Bom Jesus do Araguaia confessa que invadiu e desmatou assentamento da União para criar gado

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil visando a responsabilização do produtor rural e invasor Aguinel Pereira da Silva, que confessou o desmatamento de floresta nativa, no assentamento Bordolândia, pertencente à União, para criação de gado em 169 hectares de terras.

Em portaria publicada nesta quarta-feira (28), o procurador Guilherme Fernandes Tavares decidiu pela abertura da investigação com objetivo de tomar providências legais para responsabilizar Aguinel em razão da exploração econômica em área protegida e invasões em terras públicas.

Relatórios técnicos e perícias criminais confirmam que a degradação ambiental na área sofreu um aumento drástico de aproximadamente 200% em um intervalo de cinco anos, entre 2007 e 2012, saltando de 1.046,386 hectares já desmatados, para 2.994,398 hectares.

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Bordolândia abrange cerca de 56.000 hectares nos municípios de Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada, no nordeste de Mato Grosso. A área integrava à Fazenda Bordolândia (Açucareira Santa Rosa) e foi desapropriada pelo INCRA para fins de reforma agrária por ser considerada improdutiva, remetendo as terras à União.

Pelo seu tamanho e capacidade produtiva, a região ostenta histórico de tensão social e violência, incluindo depredação de prédios públicos, bloqueios de rodovias com mortes e participação de policiais militares em grilagem de terras. Houve relatos de destruição de pontes e uso de armas para impedir a fiscalização do INCRA e da polícia.

O foco central do inquérito é a conduta de Aguinel Pereira da Silva, invasor e ex-presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba União. Ele confessou que, entre 2004 e 2012, invadiu o explorou área protegida da Fazenda Dois Irmãos, situada dentro do PDS Bordolândia. Ele usou a terra para agropecuária e criou cerca de 400 cabeças de gado em uma área de 169,4 hectares.

Em sede policial, Aguinel confessou a ocupação e alegou que as terras "não pertenciam a ninguém" e que outras pessoas, incluindo políticos locais, também ocupavam a área. No local ocupado por ele, perícias identificaram queimadas e desmatamento maciço para a formação de pastagens. O desmate ocorrido no período mencionado concentrou-se exclusivamente dentro da área de reserva legal.

Visando a reparação dos danos ambientais, que possuem natureza de responsabilidade civil objetiva e solidária, o procurador instaurou o inquérito civil e notificou Aguinel dando prazo de 15 dias para informar se tem interesse em formalizar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reparar os prejuízos ao meio ambiente e pagar indenização.

“RESOLVE instaurar INQUÉRITO CIVIL no âmbito da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão com o objetivo de investigação para adoção de medidas legais para responsabilizar A. P. da S., em razão da exploração econômica de floresta nativa em área de reserva legal (PDS Bordolândia) e invasão de terras públicas pertencentes à União”, nos termos da portaria.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet