Quarta-feira, 20 de maio de 2026
informe o texto

Notícias | Política

Bolsonaro dá aval e bilionário do agro disputará 1ª suplência

Odilio Balbinotti foi um dos maiores doadores do Brasil das campanhas do PL em 2024

20/02/2026 | 09:22

Mídia News

Bolsonaro dá aval e bilionário do agro disputará 1ª suplência

Foto: Reprodução

O empresário do agronegócio Odilio Balbinotti Filho será o primeiro suplente de José Medeiros (PL) na chapa ao Senado na eleição deste ano. A escolha partiu do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cuida a dedo das candidaturas ao Senado nos estados.

A filiação do empresário no PL deve ocorrer em um evento em março, ainda sem data definida. Apesar da proximidade com a legenda liberal, hoje Balbinotti não é filiado a nenhuma sigla.

O nome do empresário já vinha sendo discutida desde o começo do ano. Segundo Medeiros, a escolha trará um reforço na chapa. Ele citou, ainda, as contribuições do empresário ao campo da direita.

“Eu fiquei muito satisfeito com a escolha do Bolsonaro. Odilio tem participação importantíssima no sucesso que temos tido nas eleições em Mato Grosso e no Brasil desde 2018”, disse o parlamentar ao MidiaNews.

Balbinotti, proprietário da Atto Sementes, foi o maior doador eleitoral de Mato Grosso e o terceiro do Brasil nas eleições de 2024, apoiando candidatos de direita, especialmente do PL. 

Ao todo, ele destinou quase R$ 4 milhões para custear campanhas de candidatos da direita no Estado, entre elas dos prefeitos de Cuiabá, Abilio Brunini, e de Rondonópolis, Cláudio Ferreira.

Após as eleições de 2024, o empresário começou a ser sondado para se candidatar e chegou até a admitir a possibilidade de uma candidatura ao Governo do Estado. Entretanto, desistiu da ideia meses depois. 

Agora, é esperado que ele articule grandes aportes financeiros para viabilizar o projeto de Medeiros.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet