Sábado, 13 de junho de 2026
informe o texto

Notícias | Política

Pivetta mantém cautela sobre operação: “Confio muito na Justiça”

Operação investiga suposto esquema de desvio de emendas e envolve o deputado Elizeu Nascimento

09/05/2026 | 08:22

Mídia News

Pivetta mantém cautela sobre operação: “Confio muito na Justiça”

O governador Otaviano Pivetta disse que quer aguardar o final da investigação para se manifestar

Foto: Reprodução

O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou confiar na Justiça sobre os desdobramentos da Operação Emenda Oculta, que investiga um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares envolvendo o deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo) e o vereador por Cuiabá Cezinha Nascimento (União). 

“Não cabe a mim fazer comentários prognósticos. Eu ouvi falar pela imprensa, assim como vocês ouviram, e confio muito na Justiça, nas nossas Forças de Segurança, na polícia, que fazem a investigação. Tem um órgão especial para tratar desses casos”, afirmou à imprensa. 

“Não vou me manifestar até ter desfecho, até conhecer a realidade dos fatos”, acrescentou. 

A Operação Emenda Oculta foi deflagrada no último dia 30 de abril pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pela Polícia Civil. A investigação apura um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares destinadas ao Instituto Social Mato-Grossense (ISMAT) e ao Instituto Brasil Central (Ibrace). 

Segundo as investigações, os recursos eram repassados à empresa Sem Limite Esporte e Evento LTDA, que posteriormente devolveria parte dos valores aos parlamentares responsáveis pelas indicações das emendas. 

Documentos obtidos pelo MidiaNews apontam que Elizeu Nascimento teria destinado mais de R$ 7,7 milhões em emendas ao ISMAT. Conforme a investigação, ele e o irmão, Cezinha Nascimento, teriam recebido ao menos R$ 720 mil oriundos do esquema. 

Os investigadores identificaram sucessivos saques em espécie nos valores de R$ 250 mil, R$ 350 mil e R$ 120 mil, realizados entre dezembro de 2025 e janeiro deste ano, totalizando R$ 720 mil. A suspeita é de que os saques tenham sido feitos para dificultar o rastreamento dos recursos. 

As declarações de Pivetta ocorrem em meio a uma série de posicionamentos recentes do governador contra o uso de recursos públicos para financiar shows e eventos festivos nos municípios. 

Em entrevistas anteriores, o governador afirmou ser contrário à destinação de dinheiro público para festas enquanto cidades ainda enfrentam problemas em áreas essenciais, como a Saúde. Grande parte dos recursos utilizados para este tipo de evento no Estado é oriunda de emendas parlamentares.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet