Imprimir

Imprimir Notícia

25/11/2019 | 08:28

Fiscalização do IBAMA flagra grupo de pescadores no Rio das Mortes em Ribeirão Cascalheira

Quatro homens foram multados por pesca irregular no Rio das Mortes, em Ribeirão Cascalheira (MT). Dois deles são médicos e foram flagrados por pescarem na piracema - período em que a pesca é proibida para a reprodução dos peixes.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 5 kg de pescado, equipamentos de pesca e uma lancha.

A identidade dos médicos e a profissão dos outros homens infratores não foram divulgadas.

 De acordo com o Ibama, os médicos admitiram aos fiscais que sabiam da proibição da pesca, mas que mesmo assim estavam pescando. Eles estavam em uma lancha ancorada na margem do rio próximo a uma fazenda.

 Na operação foram apreendidas varas com molinetes e carretilhas, além de dois peixes matrinxãs e outros espécies.

A lancha foi apreendida e a destinação dela ficará a critério da Justiça decidir. Ela poderá ser usada em operações policiais.

 O Ibama realizou uma operação de fiscalização que percorreu o Rio das Mortes entre os dias 11 e 20 deste mês.
Na ação, a instituição passou pelas Unidades de Conservação Estaduais e as Terras Indígenas de Areões e Pimentel Barbosa.

 Nos últimos dias da operação, à Polícia Federal acompanhou por terra as equipes do Ibama. À Polícia ajudou na fiscalizar e vistoriar indicativos de furto de madeira, no município de Nova Nazaré, a 800 km da capital.

 O período proibitivo da Piracema segue até fevereiro de 2020, portanto não é permitido pescar e comprar peixes retirados dos rios e em áreas federais.

Além da apreensão, os fiscais identificaram construções ilegais na beira dos rios. Os registros foram feitos por drones e os agentes estiveram no local para multar os infratores, de acordo com o Ibama.

A operação de fiscalização do Ibama deve continuar até o final deste ano. Equipes ainda estão fiscalizando os municípios de Barra do Garças e Araguaiana.
 
 Imprimir