Imprimir

Imprimir Notícia

23/11/2020 | 08:36

Semeadura da soja chega a 92% em Água Boa; chuvas esparsas

Apesar das chuvas continuarem escassas e desparelhas o plantio da safra 2020/21 está chegando ao final no município de Água Boa. Cerca de 92% da área já estão plantados (175 mil hectares) dos 190 mil planejados para este ciclo.

O engenheiro agrônomo Marcio Lansoni informa que devido à alta qualidade das sementes utilizadas, em sua maioria, poucas lavouras tem tido problemas de germinação e necessidade de replantio. Porém a escassez de chuvas é fator preocupante para os produtores. 

Relatos de produtores feitos aos agrônomos afirmam  que quem comprou sementes com tratamento industrial tem registrado mais ataques de cascudinho do que quando o tratamento é realizado na fazenda. 

Lansoni, que acompanha as atividades nas fazendas Sete de Setembro e Canaã de Darce Ramalho dos Santos disse que o plantio foi concluído, num total de 4.900 hectares.

Na semana passada choveu 20 mm na Fazenda Sete de Setembro e 10 mm na Fazenda Canaã. Tem áreas sofrendo para emergir e nas áreas já em desenvolvimento vegetativo, está ocorrendo murcha das plantas devido ao estresse hídrico.

As chuvas são muito esporádicas. Relata ainda que no momento está ocorrendo baixa infestação de cascudinho sem presença de ataque de lagartas.

Há diferenças na quantidade de chuvas por regiões do município. Nas localidades de Água Boa I e III, por exemplo, os agrônomos relatam um total de 290mm acumulados.

Já a localidade de Água Boa II tem 490mm, PA Jaraguá 310mm. As quantidades de chuvas são variadas e ocorrem em algumas lavouras e em outras não.
 
 Imprimir