Imprimir

Imprimir Notícia

04/06/2021 | 08:36

Luciara e mais cinco municípios devem receber doses emergenciais da vacina contra o coronavírus

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou, nessa quarta-feira (2), a resolução que solicita ao Ministério da Saúde 10.244 doses da vacina CoronaVac para municípios do estado que estão com a imunização da população atrasada há cerca de um mês.

Os municípios realizaram um levantamento do quantitativo de doses necessárias para completar o esquema vacinal e encaminharam à Comissão em maio. São eles: Apiacás (120 doses), Campo Verde (258), Cuiabá (3.216), Luciara (8), Rondonópolis (6.520) e Tesouro (122).

A Resolução esclarece que uma das razões que levaram ao déficit de doses da CoronaVac foi a recomendação do governo federal para usar todas as doses enviadas na primeira aplicação.

O documento aponta ainda que o déficit também pode estar relacionado à falha estratégica dos municípios durante a operacionalização da vacinação, com a utilização de segundas doses como primeiras doses.

Conforme a Resolução, precisam de segundas doses pessoas com mais de 60 anos; pessoas com comorbidades ou institucionalizadas; profissionais da saúde e trabalhadores das forças armadas, de segurança e salvamento.

A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
 
 Imprimir