Imprimir

Imprimir Notícia

07/07/2021 | 08:35

INSS: idosos acima de 80 anos podem fazer prova de vida em casa

Beneficiários do INSS com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos poderão realizar a prova de vida de casa, sem a necessidade de ir a uma agência da previdência social.

O requerimento que possibilita a comprovação de vida em domicílio pode ser feito por terceiros, por meio da Central 135 e pelo aplicativo Meu INSS; ou de outros canais disponibilizados pelo Instituto sem a exigência de cadastramento de procuração e comparecimento presencial.

Ricardo Brasileiro, chefe do Serviço de Gerenciamento de Manutenção de Direitos da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste do INSS, esclarece alguns critérios para prova de vida a distância, como não ter procurador ou representante legal cadastrado.

Também é possível realizar a prova de vida normalmente em uma agência do banco em que recebe o benefício. Nesse caso, o segurado deverá levar um documento de identidade com foto, que pode ser o RG, a carteira de motorista ou a carteira de trabalho.

Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um calendário. O cronograma começou em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020. Agora em julho devem comparecer os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho do ano passado. O cronograma segue até dezembro para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2021.

A exigência da prova de vida, que comprova que o beneficiário está vivo e evita fraudes e pagamentos indevidos, foi retomada em junho, após interrupção em março do ano passado por causa da pandemia. Durante esse período, os beneficiários não deixaram de receber os pagamentos.
 
 Imprimir