Imprimir

Imprimir Notícia

07/09/2021 | 08:24 | Atualizada: 07/09/2021 | 08:30

Vereadores aprovam lei que autoriza vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de Santa Terezinha

Um projeto de lei que autoriza a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de Santa Terezinha (a 1.323 km de Cuiabá) foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, durante sessão extraordinária, na sexta-feira (03).

De acordo com o Projeto de Lei nº 027/2021, de autoria do Executivo Municipal, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, considera que os adolescentes entre 12 e 17 anos, compõem um grupo populacional sujeito à riscos de quadro clínico grave e letalidade para a doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou o uso da vacina da Pfizer/Biontech(Cominarty) para pessoas desta faixa etária, após apresentação de estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este público respeitando-se o prazo máximo de 12 semanas entre a primeira e a segunda dose.

A vacinação destes jovens depende de autorização expressa dos responsáveis legais, que preencherão e assinarão um documento antes da aplicação. Pais ou responsáveis também têm o direito de receber dos profissionais de saúde do município todas as informações que julgarem necessárias sobre o imunizante.

O prefeito Thiago Castellan (PSB) e a secretária municipal de Saúde, Natália Fernandes, estiveram presentes na sessão extraordinária e apresentaram considerações em relação ao projeto de lei aprovado.

Na segunda-feira (06), a prefeitura de Santa Terezinha baixou decreto normalizando a escala de idade e datas para a aplicação da vacina, além de iniciar uma campanha dirigida a esse grupo.

Início da vacinação em adolescentes

O Ministério da Saúde informou que vai começar a enviar doses de vacinas para a população de 12 a 17 anos. A expectativa é que esta nova etapa de imunização comece oficialmente no dia 15 de setembro.

A inclusão dos adolescentes no grupo prioritário foi programada para este dia porque é quando o ministério prevê ter concluído o envio das doses necessárias para a vacinação dos adultos.
 
 Imprimir