Imprimir

Imprimir Notícia

04/11/2024 | 06:38

Mato Grosso registrou mais de 3,2 milhões de raios em 2024

O sistema de monitoramento de raios da Energisa Mato Grosso registrou mais de 3,2 milhões de descargas atmosféricas entre os meses de janeiro e setembro deste ano.

Segundo a meteorologista e consultora da concessionária, Ana Paula Paes o número de raios pode aumentar até o final do ano por conta da previsão de tempestades no estado.

“Nos próximos dias a previsão é de tempo nublado a encoberto e com condições para chuva moderada a localmente forte, acompanhadas de descargas atmosféricas, isso se dá por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCAS)”, explicou.

De olho no clima, a Energisa Mato Grosso segue com as equipes de prontidão e aproveita para reforçar orientações de segurança que podem evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.

“Há ocasiões em que essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia. E nesse cenário algumas atitudes inseguras podem colocar em risco a vida da população”, explicou Heitor Galdino, coordenador de saúde e segurança da Energisa.

Entre as atitudes, a profissional destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e, consequentemente, evitar acidentes com raios”.

Cuidados dentro de casa

Cuidados fora de casa
 
 Imprimir