Confresa e outros 95 municípios de MT são contemplados com o Selo Ouro de Alfabetização
O desempenho para o fortalecimento da educação pública garantiu a 96 municípios de Mato Grosso a categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa tem como objetivo incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão comprometidos com o alcance de metas de alfabetização e redução de desigualdades. Outros 17 municípios do estado conquistaram o Selo Prata e 11 foram agraciados na categoria Bronze.
O resultado foi divulgado pelo MEC na quinta-feira (5). A cerimônia de entrega será em Brasília, no dia 11 de dezembro. A iniciativa é desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas de implementação da política.
Ao todo, 2.592 municípios brasileiros receberam o selo de ouro, 1.062 receberam o de prata e 533 municípios ficaram com o selo de bronze. O reconhecimento reflete o esforço conjunto da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do CNCA (Renalfa), além da dedicação dos secretários e das secretárias de educação e dos demais envolvidos no processo.
Neste ano, na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, a seleção contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, bem como de 4.578 municípios brasileiros.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE. O CNCA busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens. Seu foco é a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
O compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território de acordo com as suas especificidades.